É difícil enxergar o agricultor aplicando as ferramentas de marketing, não é? Isso acontece porque esse ator, dentro da cadeia do Agronegócio, pode encerrar um canal, atuando como cliente das empresas antes da porteira, ou iniciar um canal, como um fornecedor de matéria-prima para as empresas depois da porteira.
Quando considerado como uma empresa fornecedora do Agronegócio, ou seja, como o primeiro ator de um canal do Agronegócio, os agricultores devem traçar seus próprios planos estratégicos. Para tanto, elaboramos algumas perguntas importantes a serem respondidas, para então ser elaborado o planejamento de marketing de um produtor rural:
1. Estratégias de Promoção: Porque um fornecedor venderia pra mim? Porque comprariam o meu produto? Qual o valor do meu produto no mercado? Como está a minha imagem perante o mercado?
2.Estratégias de Produto: O que eu vou plantar? Como está este mercado? Quando eu vou colher? Quais são as projeções para este mercado? Vale a pena trocar de cultura?
3.Estratégias de Praça: Quais são os insumos de que eu preciso? De quem eu vou comprar? Eles terão insumos disponíveis nas épocas corretas? Onde vou armazenar? Para quem eu vou vender?
4.Estratégias de Preço: Quanto eu posso investir nesta safra? Qual a forma de pagamento dos meus fornecedores? Por quanto eu vou vender minha produção? Quando eu vou vender? Como estará o dólar? Qual será o meu lucro?
Responder à essas perguntas antes de colocar um plano de marketing em ação pode ajudar os agricultores, assim como outras empresas tanto do Agronegócio como de outros setores, a (1) captar oportunidades de mercado, a (2) estabelecer conexões com seus clientes e fornecedores, a (3) entregar valor superior sob seus produtos, a (4) comunicar esse valor no seu mercado, a (5) obter vantagem competitiva e, consequentemente, (6) sucesso de longo prazo.
Se você se interessa pelo assunto e quer mais informações sobre como aplicar as ferramentas de marketing no Agronegócio, é só entrar em contato pela página Fale Conosco e baixar o nosso Ebook sobre Agromarketing na página de Documentos.