Porque a Inteligência de Mercado é importante para o seu negócio: 5 motivos para começar já!

Para gerar Inteligência de Mercado, conhecida também como Inteligência Competitiva, é necessário basicamente um insumo: DADOS.

Que o volume de dados está aumentando drasticamente e que isso vai complexificar as análises de informações do mercado não é novidade para o mundo dos negócios. Mas qual é a verdadeira necessidade de se gerar Inteligência para a minha empresa? Como isso vai me ajudar a alavancar meu negócio?

Em muitos casos, vender ao menor custo possível e captar/reter clientes já são prioridades bastante desafiadoras no dia-a-dia das empresas, tanto de bens quanto de serviços. Isso, muitas vezes, impede que “novos” conceitos ganhem importância dentre os processos já desenvolvidos.

Com a Nova Era do Big Data, as empresas mais preparadas conseguirão calcular as melhores oportunidades e sobreviverão à uma taxa maior do que aquelas que optarem por não desenvolver um Sistema de Inteligência de Mercado (SIM). Pensando nisso, trazemos aqui, resumidamente, 5 motivos que expressam porque é possível e importante que as empresas comecem a prestar atenção aos dados:

1. Muitos dados estão disponíveis

Embora algumas instituições privadas desenvolvam ótimas pesquisas sobre comportamento do consumidor, tendências de mercado, cenários macro e microeconômicos e outros temas importantes, esse ainda é um produto dispendioso para muitos negócios. Apesar de importantes, muitos outros dados são úteis no desenvolvimento de um SIM, como os dados internos que as empresas coletam de seus próprios clientes e fornecedores e simplesmente não sabem como utilizá-los. Esses dados são únicos, e nenhuma outra empresa pode acessá-los, o que faz deles um fator exclusivo de cada negócio. Usá-los para tornar a empresa mais competitiva no mercado é a estratégia mais inteligente a se tomar.

Muitos dados externos também estão disponíveis em bases de acessos gratuitos e já dão uma boa noção do que está acontecendo no mercado, tanto em dimensões globais quanto setoriais, como os dados do IBGE, IPEA, SEBRAE, e outros órgãos públicos específicos de cada negócio. O grande segredo é não analisar cada um dos dados separadamente, mas desenvolver um olhar amplo, de modo que as informações se complementem, diminuindo assim o erro provável de cada análise.

2. Dados são Interdisciplinares e Multitemporais

Analisar os dados para gerar Inteligência nos permite olhar para diferentes assuntos e momentos do mundo business. Um dado sozinho, é apenas um dado. Mas um dado combinado à outro dado, é uma informação. Por isso, levar em conta dados de diferentes fontes e disciplinas enriquece a informação obtida, dando mais precisão ao resultado almejado. Economia, política, meio ambiente, demografia, clima, educação, estatística e outros inúmeros assuntos são dependentes um do outro, se conversam e se completam. Assim como o mundo atual, os dados estão conectados.

Da mesma forma, um dado histórico só tem validade estratégica para um negócio se ele trouxer consigo informações sobre o possíveis cenários futuros. O que aconteceu ontem, afeta o mercado de hoje; e o que está acontecendo agora, vai afetar o mercado amanhã. Assim, os dados nos permitem traçar diferentes caminhos, dando opções aos tomadores de decisões, dependendo dos acontecimentos diários.

3. Aumentar a vantagem competitiva

Manter uma empresa competitiva no mercado está se tornando cada vez mais difícil. São inúmeros os fatores que afetam a participação de mercado e a carteira de clientes de um negócio. Empreender nunca foi uma tarefa fácil, e nunca será, isso é fato. São muitas as chances de tudo ir por água a baixo num piscar de olhos, enquanto são mínimas as possibilidades de algo decolar de uma hora pra outra.

Mas e se houvesse uma forma de minimizar ao máximo a chance de se tomar uma decisão errada em um momento crucial do mercado? E se eu conseguisse ver algo que os meus concorrentes não estão vendo? A resposta está, mais uma vez, nos DADOS. Não existe sorte no mundo business, não existe um perfil correto para ser empreendedor. Existem pessoas e empresas que tomam as decisões corretas nos momentos certos. E são os dados que nos permitem atingir esses objetivos.

4. Uma forma de diferenciar a empresa

Quanto mais uma empresa acompanha e entende os dados, sejam eles números, notícias, textos ou pesquisas, mais ela se torna orientada ao mercado e capaz de entender os riscos e as oportunidades do seu negócio. Gerar Inteligência ainda é uma atividade recente, principalmente no Brasil, o que a torna um diferencial para os precursores do conceito.

Toda empresa deve ter claro qual público deseja atender. Não se pode atender bem todos os públicos, mas pode-se atender um público muito bem. A Inteligência Competitiva dá suporte para que os gestores entendam melhor o seu público e acabem direcionando produtos que atendam à suas necessidades e desejos, aumentando assim, a satisfação dos clientes.

As regras valem para diferentes tipos de negócios e produtos. Uma ONG precisa de doares, atraídos pela sua causa; um médico em formação pode escolher o público que deseja atender antes mesmo de escolher sua área de especialização; uma igreja precisa de fiéis, assim como uma empresa precisa de clientes.

Para toda organização, visando lucros ou não, sendo de bens ou de serviços, reter clientes é menos dispendioso e configura uma vantagem competitiva maior do que captar clientes. Os clientes fiéis são os que sustentam os negócios e, por isso, devem ser interpretados e atendidos da melhor forma possível.

5. Serviços de Inteligência terceirizados

Tá tudo muito bom, tá tudo muito bem. Mas a minha empresa é de pequeno/médio porte, ou eu sou apenas um profissional liberal que preciso vender o meu serviço. Não temos estrutura ou capital para montar uma equipe de Inteligência hoje. E agora? Meu negócio vai acabar? Meus concorrentes vão engolir meu share sem que eu possa me defender? Não. Não, necessariamente.

Interpretar os dados, por mais lindo que possa parecer, não é uma tarefa fácil. Exige competências desenvolvidas ao longo do tempo, normalmente por profissionais focados nesse tipo de atividade. Não existe um curso de Inteligência de Mercado, você não vai encontrar um profissional com essa formação para contratar. Gerar inteligência é uma característica composta por diversas áreas, como estatística, marketing, gestão e computação, mas não exclusiva destas.

Um dado interpretado errado gera uma informação errônea, o que polui a tomada de decisão em questão. Por isso, sempre que possível, procure um profissional confiável para desenvolver essa atividade.

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